A aprovação de projetos de lei e a questão do financiamento foram temas da audiência pública “Determinantes Sociais da Tuberculose e Controle Social”, que aconteceu ontem (19), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento lembra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março.
A audiência pública foi realizada pela Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, presidida pela deputada Maria Lúcia Amary; pelo Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose; e pelo Foaesp.
Em sua fala, Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, destacou a importância de discutir os encaminhamentos da audiência dentro da Comissão de Saúde da Alesp. Além disso, Pinheiro lembrou que é necessário pautar a questão do financiamento, “não só para ações de tuberculose, mas também de HIV/aids e hepatites virais”, disse.
Américo Nunes Neto, do Instituto Vida Nova e representando o Foaesp, e José Carlos Veloso, do Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose, pontuaram sobre a importância da aprovação de dois projetos de lei de autoria da deputada estadual Lecy Brandão. 
Os projetos, o 890/2013, que institui o Programa de Assistência Alimentar e Nutricional para pacientes de Tuberculose – PANTb; e o 891/2013, que autoriza o poder executivo a implementar a gratuidade nos transportes públicos de passageiros às pessoas doentes de tuberculose, estão prontos para a ordem do dia. Ao fim do evento, os ativistas foram ao gabinete da deputada, para cobrar a prioridade na votação dos projetos na reunião de líderes.