Aconteceu em Brasília, nesta semana, o evento “Eliminando HIV, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis e tuberculose como problemas de saúde pública: agenda dos países lusófonos”, promovido pela Organização Pan-americana da Saúde. O Foaesp, enquanto membro fundador da Rede Lusófona de Saúde Comunitária, esteve presente ao evento.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, apresentou a Rede Lusófona de Saúde Comunitária Coalition Plus, iniciativa que reúne associações de base comunitária de países de língua portuguesa para o fortalecimento da resposta às epidemias de HIV/aids, fundada em 2019.
Acesso à informação e produção de conhecimento; advocacy para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde (ODS/OMS) e direitos humanos; reforço de capacidades, partilha de experiências e parcerias; e articulação para a realização do congresso da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2025 estão entre os planos de ação até 2025 da Rede Lusófona. 
Pinheiro destacou a importância da reunião com os países lusófonos, a troca de experiências e a discussão de propostas e metas em comum para o avanço no enfrentamento às IST/HIV/aids, hepatites virais e tuberculose. 
“Nós do Foaesp esperamos também mais encontros da rede lusófona, se possível todos os anos, para que possamos monitorar nossos avanços. E a realização do congresso da CPLP de HIV/aids em 2025 também será de fundamental importância para nossa luta”, pontuou.