O Foaesp lamenta o falecimento de Jorge Beloqui, um dos mais importantes militantes do movimento de luta contra o HIV/aids do país, nosso parceiro desde o início. O ativista faleceu noite passada, em Buenos Aires, na Argentina, seu país natal.
Beloqui era professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), pesquisador do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (Nepaids-USP), membro do Conselho de Curadores da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e diretor do Grupo de Incentivo à Vida (GIV).
O ativista sempre foi parceiro do Foaesp, principalmente na colaboração em questões técnicas, como lembra Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp. “Era um lutador incansável e vai fazer muita falta, não só no movimento, mas é uma perda irreparável para a resposta brasileira no enfrentamento da epidemia. Sempre que precisávamos de esclarecimentos em questões técnicas, consultávamos Jorge Beloqui, e ele sempre vinha com subsídio qualificado para a implementação de políticas, para melhoria do acesso ao tratamento”, explica. De acordo com Pinheiro, “não temos hoje no Brasil um ativista no perfil e na qualidade de Jorge Beloqui”.