O Foaesp entrou com representação no Ministério Público Federal para que façam averiguação de crime e tomem as medidas cabíveis contra a Igreja Universal do Reino de Deus. A igreja postou em suas redes sociais, no dia 15, informações de que um casal que vive com HIV foi curado da aids ‘através da fé’.
Segundo Claudio Pereira, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV) e representante do Foaesp na denúncia, “essa publicação se assimila ao charlatanismo”. De acordo com a publicação da igreja, o casal “não aceitou viver de tratamento, fizeram a Corrente dos 70 sabendo que a cura viria através da fé colocada em prática e, com a certeza de que, o tempo de milagres não acabou. Hoje, eles estão curados”.
A Corrente dos 70, de acordo com o site da igreja, é uma corrente de cura e libertação e que “milhares de pessoas buscam a cura pela fé para as suas enfermidades, bem como de seus familiares. Elas acreditam que para Deus nada é impossível”.
Não existe cura pela fé. De acordo com o Ministério da Saúde, “os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do HIV no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos medicamentos é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”. O Sistema Único de Saúde distribui os medicamentos gratuitamente. 

Leia matéria do jornal Folha de S. Paulo sobre o tema, no dia 18/02/2022.
 

Foto: Reprodução Facebook