Com o objetivo de “ilustrar a enormidade da epidemia da aids, encorajar uma atitude de compaixão para as pessoas vivendo com HIV e gerar uma forma criativa e positiva de expressão para aqueles cujas vidas foram de alguma maneira tocadas pela epidemia”, está sendo lançado o projeto memorial incompleto da epidemia de aids.

A iniciativa é da Casa 1, do Acervo Bajubá, do Museu da Diversidade Sexual, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, do Grupo de Incentivo à Vida e do Pela Vidda SP que, neste primeiro momento, irá recolher depoimentos que irão compor uma rede de relatos.

Os relatos serão compartilhados em uma colcha de retalhos, uma inspiração do Projeto Nomes, que surgiu nos Estados Unidos nos anos 80. Além dos relatos em forma de retalhos, também serão compartilhados áudios curtos. As imagens dos retalhos e os áudios estarão disponíveis no site do projeto e a colcha integrará exposições abertas ao público.

Para mostrar as memórias das pessoas vítimas da epidemia da aids no Brasil, qualquer pessoa pode participar do projeto. Amigos, familiares e pessoas que queiram compartilhar as lembranças podem enviar para o email educativo@casaum.org ou pelo whatsapp (11) 91013-6994. Os áudios serão anônimos deverão ter entre três e dez minutos.

Para o retalho, é possível criar um rascunho em papel e mandar uma foto para a equipe do projeto, que confeccionará o material conforme o esquema e a disponibilidade de materiais. Quem se interessar também pode fazer e enviar: os tecidos e técnicas podem ser variados, desde que seja mantido o tamanho do retalho (50x50cm). A sugestão é que seja feito em um tecido mais grosso para garantir a durabilidade da colcha na circulação. Também é possível fazer o próprio retalho conforme agendamento prévio no Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista). Para dúvidas e agendamento, usar também o email e o whatsapp.

Mais informações no site do projeto.

Foto: Divulgação