No show da Madonna em Copacabana, no início de maio, Pabllo Vittar apareceu com a camisa amarela da seleção brasileira. E o verde e o amarelo de nossa bandeira tomou conta do palco. Recentemente usadas pela extrema direita em sinal de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, as cores “mudaram de lado” e ganharam a avenida Paulista, na 28ª edição da Parada LGBT+ de São Paulo.
Além das tradicionais versões coloridas do arco-íris e dos onipresentes leques, a organização pediu, e os participantes aderiram aos adereços em verde e amarelo. A ressignificação das cores da bandeira do Brasil foi destaque no evento, que contou com 16 trios elétricos, lotando a Paulista e a Consolação no último dia 2.
A comunidade LGBT+ se divertiu, clamou por direitos, cantou e dançou em um domingo de sol na capital paulista. No evento deste ano, o lema lembrou as eleições e a importância do voto: "Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: vote consciente por direito da população LGBT+”.
De acordo com a organização, o evento é voltado para “combater o preconceito e apoiar representantes que promovam políticas públicas afirmativas e joguem luz em pautas sobre direitos humanos”.
Os ativistas do movimento de luta contra o HIV/aids marcaram presença no evento, nas ruas, nos trios, e no Camarote Solidário, iniciativa da Agência de Notícias da Aids, no Parque Mário Covas, que arrecadou mais de quatro toneladas de alimentos para doação para organizações que acolhem pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) em situação de vulnerabilidade.
Eduardo Barbosa, do Grupo Pela Vidda e do Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), ressaltou a presença dos movimentos sociais e das PVHA na luta, para que não aconteçam retrocessos. “O HIV/aids é um agravo importante na comunidade LGBT+ e não podemos deixar de atuar, não só nas questões de prevenção e tratamento, mas também temos que combater o preconceito, a discriminação e a ignorância”, disse.
Segundo Eduardo Barbosa, “as pessoas precisam se testar, se tratar, e podem viver intensamente. É muito importante mandar o recado para o grande público, de que estamos atentos às questões políticas também. É fundamental estarmos atuando sempre”, explicou.
Na foto, em destaque: Lu Marinate, Eduardo Barbosa, Cláudia Regina e Américo Nunes