Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que a aquisição de preservativos masculinos e femininos foi menor em 2021 em relação a 2020. Em 2020, o MS comprou cerca de 410 milhões de preservativos masculinos. Em 2021, este número caiu para 350 milhões. Em 2020, houve a aquisição de cerca de dez milhões de preservativos femininos. Nenhum preservativo feminino foi comprado pelo Ministério da Saúde em 2021. Não houve a aquisição de gel lubrificante nos dois últimos anos.
Em junho do ano passado, o Foaesp fez denúncia pública e enviou ofício ao MS sobre a falta de repasse dos insumos de prevenção de ISTs, fato que ocorre desde 2018. Na época, o órgão federal afirmou não haver desabastecimento de preservativos masculinos e femininos, “mas que  a pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos nas cadeias de produção e de fornecimento de produtos para a saúde”.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) esclareceu, na ocasião, que o estado e os municípios “vêm adquirindo estes insumos com recursos dos respectivos orçamentos, em função da redução de abastecimento por parte do Ministério da Saúde”. Nos dois últimos anos, de acordo com dados da SES/SP, além do repasse do MS, o estado fez a aquisição de mais de 15 milhões de preservativos masculinos e de quase sete milhões de sachês de gel lubrificante.
A ascensão da extrema direita no Brasil e o fortalecimento de políticos conservadores e religiosos, como o chefe do executivo e os representantes legislativos, exalta a violência e a intolerância. O governo sexista, machista, homofóbico e preconceituoso barra pautas aos direitos da população LGBTQIA+. O não fornecimento de gel lubrificante, que facilita relações sexuais quando não há lubrificação natural, tornando a penetração mais segura, cômoda e prazerosa, pode ser um indicador moralista.
Os movimentos sociais e  a sociedade civil organizada que defende a população LGBTQIA+ e pessoas que vivem com HIV/aids precisam se articular para lutar contra a ofensiva intolerante e os retrocessos, buscando a garantia de direitos.

Foto: Fiocruz Imagens