Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve nesta quarta-feira em reunião em Brasília com Gerson Pereira, diretor do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde (MS). Importantes temas estiveram na pauta.
Um dos assuntos discutidos foi a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos, incluindo pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), para completar o esquema vacinal. O diretor do DCCI informou que já fez a solicitação junto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para que a vacina seja aplicada a todas PVHA, independente da contagem das células CD4 inferior a 200 (por mm3), conforme nota técnica do MS, medida excludente e de difícil operacionalização.
Sobre o acordo entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Cidadania sobre as políticas de HIV/Aids do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o diretor do DCCI afirmou que o assunto foi pautado não só nas coordenações estaduais de DST/Aids, mas também nas secretarias estaduais de saúde e de desenvolvimento social. Em São Paulo, Pinheiro afirmou que, para a implementação do acordo no estado, serão feitas articulações junto à Frente Parlamentar de Enfrentamento à Aids no Estado de São Paulo.
Outra demanda importante discutida na reunião foi a incorporação de novos medicamentos no tratamento do HIV/Aids. Gerson Pereira afirmou que a discussão já foi pautada no comitê técnico, pois há novos medicamentos para serem incorporados, já que os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento (PCDT) não são atualizados desde 2018.