FOAESP está entre as organizações que assinam o documento

A organização do X Fórum UNGASS/Aids Brasil divulgou nesta semana, a Carta de Recife: pela Democracia, em defesa da Constituição e das Liberdades. O documento foi elaborado e assinado por ativistas membros das 80 organizações reunidas no evento realizado na cidade de Recife (PE), entre os dias 7 e 8 de novembro, organizado pela Gestos Soropositividade, Comunicação e Gênero.

O X Fórum UNGASS/Aids Brasil foi realizado para avaliar a resposta do Estado Brasileiro frente aos compromissos assumidos pelo País no enfrentamento à epidemia do HIV/AIDS junto às Nações Unidas.

A Carta de Recife afirma que passamos por “uma crise política sem precedentes que exige de nossas organizações maior capacidade para resistir aos retrocessos nos campos econômico, social e ambiental”. Em duas páginas, o documento adota uma narrativa a favor da universalidade, da equidade e da integralidade, uma vez que a saúde é direito de todos.

Segundo o documento, o movimento de Aids no Brasil é reconhecido desde os anos 90 em todo o mundo por suas contribuições para a saúde universal e pelas culturas inclusivas, assim como pelo respeito às diferenças e, principalmente, pela defesa dos direitos das PVHA (pessoas vivendo com HIV/Aids), fatores que contribuíram para os avanços democráticos e sociais, mostrando respostas contra o HIV que se tornaram referência para o mundo.

As recentes declarações de ódio e intolerância contra as minorias (como LGBTQI+, negros, mulheres, jovens e indígenas, entre outras populações) preocupam, pois têm resultado em ameaças constantes aos princípios democráticos e constitucionais do País. “Neste cenário nos comprometemos a construir resistências e a atuar em alianças propositivas, fortalecendo nosso ativismo em prol dos direitos humanos, que são indivisíveis e devem ser ampliados e garantidos em sua plenitude para todas as pessoas”.

Confira o documento e todas as organizações assinantes CLICANDO AQUI.