Fundado em maio de 2000, em São Miguel Paulista, o Instituto Vida Nova (IVN) é uma organização que promove a solidariedade na sociedade civil por meio de ações elaboradas para as pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), seus familiares e amigos.

Inovando e oferecendo possibilidades de integração social, educação e cidadania, o IVN soma mais de mais de 700 PVHA cadastradas. As atividades e projetos são elaboradas conforme a necessidade dessas pessoas. “As ações e atividades estão focadas na pessoa como protagonista de sua história e necessidades. A satisfação que temos é pela certeza que estamos fazendo o melhor cada vez mais”, afirma Américo Nunes Neto, diretor e coordenador geral de projetos do IVN.

A organização não governamental realiza diversas atividades como fisioterapia, hidroginástica, grupos de convivência e terapêuticos, curso de informática e projetos como o Projeto Meu Bem Querer, que tem por objetivo apoiar e orientar as pessoas vivendo com HIV/Aids, o Projeto Agora Você Está Pronto, que visa implantar pontos de distribuição de preservativos masculino e feminino com horário e locais alternativos, em instituições sociais, associações e outros empreendimentos e o Projeto Quero Mais Saúde, para motivar as PVHA à promoção da saúde e desenvolvimento humano.

“Há muitos relatos de mudanças nas vidas das pessoas que nos procuram. Desde a valorização da autoestima, como aceitação do diagnóstico e tratamento. Também a mudança de hábitos são indicadores que promovem uma melhor qualidade de vida. Promover o convívio entre elas propicia reflexões de valorização da vida e o convívio social”, relata Américo. “Há resultados que não conseguimos mensurar, mas temos a certeza que estamos no caminho certo”, conclui.