A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) comunicou ao FOAESP a criação do Comitê Intersetorial para identificação de políticas em HIV/aids.

O novo comitê terá, além da SMDHC, a participação das seguintes secretarias municipais: Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transportes, Habitação, Justiça; Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O objetivo é “alinhar a saúde aos contextos sociais, considerando que as questões de prevenção e tratamento do HIV vão além de tais aspectos e exacerbam distintas formas de vulnerabilidade, o que interfere na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do HIV”.

Segundo o ofício, o grupo irá “identificar políticas existentes em que possam ser incluídas tais pessoas [PVHA] e, em última análise, seguindo este levantamento, a elaboração de políticas de Direitos Humanos inclusivas e integradas com a pauta”.

O comitê é uma reivindicação do FOAESP junto à SMDHC visando a inclusão de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas em vigor na capital paulista.