Realizada na manhã desta sexta-feira (19) a Reunião Ordinária do mês de outubro, na qual foram discutidos diversos tópicos para a melhoria de nossos projetos, lutas e direitos.

Foi feito um levantamento sobre os deputados eleitos que se comprometeram com o Programa Mínimo sobre HIV/Aids apresentado pelo Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) no Estado. No panorama geral da eleições, a atenção aos projetos de criminalização em tramitação na Câmara dos Deputados que podem ser votados ainda nesta legislatura, ou reapresentados a partir de 1º de fevereiro, quando os deputados eleitos no primeiro turno assumem o mandato. A boa notícia foi a aceitação do deputado federal reeleito Paulo Teixeira (PT-SP), que aceitou coordenar uma frente de deputados a favor do licenciamento compulsório do Sofosbuvir. A plataforma #Sofosbuvir_Livre, de apoio ao licenciamento compulsório do medicamento para o tratamento da hepatite C, no site do FOAESP, foi apresentada às associadas, para adesão de ONG ou pessoas físicas. O link de acesso é http://www.forumaidssp.org.br/sofosbuvir_livre.

A capacitação sobre Propriedade Intelectual e acesso a medicamentos, realizada na tarde desta quinta-feira (18/10) ministrada por Felipe Fonseca, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) e da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), foi referenciada por diversas vezes. “É fundamental o entendimento desta pauta, para qualificar a incidência das ONG”, afirmou Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP.

A organização do ato para o 1º de dezembro começa a se efetivar junto ao Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (MOPAIDS). “Não podemos esquecer de todas as pessoas que morreram para que nós tivéssemos os direitos que temos hoje, isso é muito importante”, relatou Claudio Pereira, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV). “Esta é uma data muito importante para nós, precisamos estar em peso mostrando nossa força e dedicação”, completou Rodrigo.

Artur Kalichman, do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo (PE-DST/AIDS-SP) explicou a reestruturação do Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT) do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP (CRT). Alexandre Gonçalves, também do PE-DST/AIDS-SP, mostrou a planilha de estoque de antirretrovirais e a distribuição de preservativos de 20/09/2018 e 04/10/2018. Ele informou que o Ministério da Saúde está enviando o insumo à medida que obtém liberação (da alfândega e do INMETRO).

A próxima Reunião Ordinária acontecerá no dia 29/11, quinta-feira, no período da tarde, pois no dia 30/11 será realizado o ato do 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS.