Reunião remota do GT Adolescências e Juventudes do FOAESP, na tarde desta terça-feira (14), foi realizada com a presença da Carolina Wahbe, chefe de gabinete da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST, ao HIV/Aids e à Hepatites Virais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, autora do Projeto de Lei (PL) nº 1095/2017, que dispõe sobre a política de prevenção das IST/HIV/AIDS com jovens e adolescentes.

A reunião teve por objetivo pressionar o legislativo na aprovação do PL, que está pronto para ir à Ordem do Dia, ou seja, para votação em plenário da Assembleia Legislativa.

Jessica Diana da APPA, coordenadora do GT, pontuou sobre a importância do PL se efetivar-se por meio de lei, “principalmente no atual contexto politico que o País vivencia; com o PL aprovado as organizações terão mais segurança para dialogar sobre as Politicas de Prevenção e, desta forma, levar a informação aos adolescentes e jovens de forma mais assertiva”.

David Oliveira, membro da Rede de Jovens SP+ pontuou sobre o crescimento no número de adolescentes e jovens infectados pelo HIV que buscam por acolhimento e espaços de escuta seguros, livres de preconceito e tabus.

“É importante lembrar que o PL traz em seu texto todas as tecnologias de prevenção às IST/HIV/AIDS, informando sobre as profilaxias pré (PrEP) e pós (PEP) exposição ao HIV como formas eficazes de evitar a infecção pelo HIV/AIDS”, salienta a coordenadora do GT.

Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP, deixou claro que o PL é prioridade do GT neste ano, e que sua aprovação depende do esforço político da deputada, pois o Fórum e seu GT Adolescências e Juventudes vem fazendo sua parte buscando o apoio do legislativo ao projeto.

A adolescente Bia, de 15 anos, que estava na reunião disse que “o projeto de lei é importante, pois ele vai ajuda a informação chegar mais rápido para os jovens; espero que com esse projeto a gente consiga levar muita informações e diminuir os índice de jovens e adolescentes infectados com as IST e o HIV/Aids”.