Há mais de 30 anos a ONG DCA (Desenvolvendo a Criança e o Adolescente) vem desenvolvendo projetos socioeducativos com crianças e adolescentes em Bebedouro, interior do estado de São Paulo.

A ONG promove diversas atividades, como arte em madeira, customização, jogos de dama, gastronomia e confecção de bolos e doces, limpeza de pele e oficina de música. Estas atividades auxiliam no desenvolvimento psicológico e social dos jovens e os ajuda a serem inseridos na sociedade e no mercado de trabalho.

Maria Aparecida Chimello, coordenadora geral e assistente social do DCA, conta que a realizar projetos como esse traz “uma boa sensação de que estamos contribuindo para a abertura de novas oportunidades, uma vez que muitos dos nossos usuários estavam em situação de exclusão social por sua história de vida”.

Os jovens continuam entre os mais afetados pela crise do desemprego. A falta de vagas no mercado, a alta competitividade e as deficiências na educação, mostram que é preciso criar oportunidades. A coordenadora mostra que “além de olhar para a capacitação, o mundo do trabalho exige que as pessoas saibam se relacionar, manter o equilíbrio diante de situações de conflito e saibam solucionar problemas”

O objetivo do DCA é trabalhar cada vez mais essas questões em seus projetos. As atividades são realizadas em grupos, organizados para garantir aquisições progressivas. “Nós executamos uma intervenção planejada que cria situações desafiadoras, incentivamos a socialização, o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades para a inserção no mercado de trabalho e na sociedade”, conclui Maria Aparecida.