Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) a Reunião Ordinária do mês de setembro. Foram discutidos diversos tópicos para a melhoria de nossos projetos, lutas e direitos.

A organização do Encontro Nacional de ONG/Aids (ENONG) de 2019 foi divulgada, conforme informação da Comissão de Logística do evento. Ainda será formada a Comissão Política para a realização do ENONG e a próxima reunião será nos dias 31/10 e 01/11 em São Paulo.

As Eleições 2018 também foi um assunto abordado na Reunião. Devemos nos interessar e nos preocupar com o rumo que o país tomará nos próximos quatro anos principalmente na área da saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser defendido por quem for eleito para que continuemos evoluindo na área da saúde.

Jean Carlos Dantas, do Centro de Referência e Tratamento DST/Aids (CRT/Aids), falou sobre o próximo Fórum das ONG/Aids da região norte e nordeste do Estado de São Paulo, que acontecerá no dia 07/11, em São Carlos, das 9:00 às 17:00.

Uma parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF), ONG Americana, tem como projeto a vinculação e retenção de pessoas com HIV em serviços públicos de saúde e Artur Kalichman foi quem nos apresentou. O projeto de uma parceria com o AHF ainda será estudado e discutido. Artur também falou sobre a falta de preservativos (divulgada em nota pelo Foaesp nesta semana) e espera que no próximo mês tudo se resolva. 

Dimitri Sales, um dos líderes do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe-SP), falou sobre uma aproximação das lutas do Condepe com o Foaesp por conta da semelhança na luta pela política de saúde pública e de direitos humanos. Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, disse: “Nós, enquanto ONG e movimentos, precisamos nos aproximar dos direitos humanos”. 

A próxima Reunião Ordinária acontecerá no dia 19/10.