Consternado com o falecimento prematuro do prefeito de São Paulo Bruno Covas, na manhã deste domingo, 16 de maio, o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) vem publicamente expressar pesar com esta que, para nós, é uma perda imensa, irreparável.

Eleito deputado estadual, em 2008 Covas presidiu a Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST, ao HIV/aids e as Hepatites Virais da Assembleia Legislativa de São Paulo, a qual coordenou com o apoio do movimento social de luta contra a aids.

Sensível às questões sociais, Bruno Covas acolheu desde a primeira hora as reivindicações do movimento social de luta contra a aids, em particular das pessoas vivendo com HIV/aids, uma causa que deixaria políticos menos sensíveis ruborizados, tamanho estigma e preconceitos que carrega consigo.

Eleito deputado federal, esteve na coordenação colegiada da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, ao HIV/aids e às Hepatites Virais do Congresso Nacional, participando de importantes articulações, inclusive para a retirada de projetos de lei que criminalizavam a transmissão do HIV/aids.

Na campanha à prefeitura, ainda como candidato a vice-prefeito, recebeu a presidência do FOAESP em seu comitê, quando reafirmou seu compromisso com a luta pela eliminação do HIV/aids e das hepatites virais.

Assim que a pandemia se agravou, em meados de 2020, o já prefeito Bruno Covas mais uma vez acolheu demanda deste FOAESP e determinou a formação, no âmbito das secretarias municipais, grupo que atualmente estuda a inclusão das pessoas vivendo com HIV/aids e hepatites virais nas políticas públicas de inserção social disponíveis no município.

Antes, apoiou a criação do Prêmio Empresa PositHIVa, que reconhece a parceria de empresas na luta contra a aids. Depois, fortaleceu o controle, vigilância e atenção às IST e ao HIV/aids transformando o programa municipal de DST/Aids em Coordenadoria de IST/Aids, dando-lhe maior autonomia na condução das políticas públicas junto às coordenadorias regionais de saúde e aos serviços especializados, o que tem efetivamente ampliado a oferta de prevenção e tratamento do HIV/aids na cidade de São Paulo.

Estes fatos nos deixam consternados com a prematura partida de Bruno Covas, mais que um político, um ser humano de grande empatia.

Ao filho, à família, aos parentes e amigos mais próximos, nossos mais profundos sentimentos.

Bruno Covas, presente!

 

Rodrigo Pinheiro
Presidente