O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Estado de São Paulo (RNP+SP) e o Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas no Estado de São Paulo (MNCP-SP) vêm a público conjuntamente manifestar REPÚDIO à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) pela situação de desmonte e sucateamento provocados ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, bem como à COERÇÃO a que vem submetendo o corpo clínico da instituição.

Ao mesmo tempo, manifestamos nosso mais irrestrito APOIO e DESAGRAVO a médicos e médicas e a todas e todos profissionais de saúde do IIER pelo cuidado dispensado a pacientes e altruísmo com o qual se dedicam a suas profissões.

A epidemia de SARS-CoV-2 que assola o País tem contado com parte da população que vem contribuindo para frear sua disseminação ficando em casa. Mas, o Brasil tem contado, também, com o empenho, dedicação e desempenho vitais de médicas e médicos, bem como de todas e todos profissionais de saúde. Na linha de frente do enfrentamento à covid-19, ou no atendimento ambulatorial ou emergencial de outros agravos à saúde acentuados pela pandemia, são fundamentais para alcançar algum êxito diante da falta de coordenação central de seu enfrentamento.

Nesta semana, a Associação dos Médicos do Instituto Emílio Ribas (AMIIER) divulgou carta aberta na qual denuncia a pressão sofrida por médicas e médicos do IIER após a publicação de desabafo de uma médica infectologista em grupo fechado de WhatsApp, em fevereiro.

Alguns dos mecanismos de coerção do Estado sobre cidadãos e cidadãs, organizações da sociedade civil e instituições precisam ser revistos em uma DEMOCRACIA, pois a liberdade de expressão é um bem democrático.

A AMIIER também denuncia a escassez de profissionais de saúde especializados para a prestação do cuidado à saúde de pacientes com covid-19, neste momento, bem como àqueles e àquelas pacientes de agravos atendidos pelo IIER, como o HIV/aids, por exemplo.

Afora isso, uma reforma que “se arrasta por mais de seis anos”, segundo a AMIIER, tem impedido que no momento em que a ampliação de leitos de UTI para covid-19 é vital para a saúde pública do estado e do País.

Neste sentido, FOAESP, RNP+SP e MNCP-SP juntam-se à reivindicação da AMIIER para que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo termine a obra e convoque concurso público já!

São Paulo, 14 de abril de 2021.

RODRIGO PINHEIRO
Presidente do FOAESP

ALISSON BARRETO
Representante da RNP+SP

FABIANA OLIVEIRA
Representante do MNCP-SP