O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), organização que reúne uma centena de organizações da sociedade civil que dirigem seus esforços à prevenção do HIV e ao cuidado e à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e hepatites virais vem a público, por meio desta nota, REPUDIAR declaração do presidente Jair Bolsonaro na qual o cidadão mais importante da nação diz que não consegue “matar este câncer”, referindo-se às organizações não governamentais (ONG).

Mais uma vez, o presidente da República provoca divisão na sociedade com seus discursos de efeito bombástico. Ao invés de promover a união da Nação, a mais influente imagem pública da Federação Brasileira parece tentar confundir a população com associações duvidosas, sem embasamento factual ou evidenciado.

Nos sentimos todos os movimentos sociais, as ONG, profundamente afetados pelas palavras presidenciais. Somos solidários especialmente às ONG ambientalistas.
No caso da luta contra a epidemia de HIV/Aids, tuberculose e hepatites virais no Brasil, são as ONG, senhor Presidente, que acessam populações que o Estado discrimina, cria obstáculos e impede o acesso ao SUS. São pessoas pretas, pobres e periféricas; são LGBTQIA+, pessoas privadas de liberdade, pessoas usuárias de álcool e outras drogas, pessoas em situação de rua.
São quilombolas, indígenas, populações da floresta. Floresta cuja fauna é extinta e flora incendiada e desmatada.

Chegar a estas populações – que em inúmeros casos garante à pessoa humana o acesso físico ao direito à saúde – é desde o primeiro momento da epidemia de HIV/Aids no Brasil, construído, garantido e efetivado unicamente por solidariedade. As ONG vieram depois, com necessidade de computar e canalizar legalmente doações e recursos, senhor Presidente.

Com a formalidade, deu-se também a percepção que qualquer trabalho social com a população só pode ser construído numa cultura de paz, na qual apenas pela igualdade é possível.

Estes são os pilares das ONG ambientalistas, das ONG/Aids, das ONG brasileiras. Estamos todas, todes e todos abertos, sr. Presidente. Venha ver o trabalho que fazemos e depois diga ao povo o que são as ONG.

São Paulo, 4 de setembro de 2020.

 

Rodrigo Pinheiro
Presidente