O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), coletivo que reúne mais de uma centena de organizações que atuam na luta contra a Aids, pelo incentivo das ações de prevenção e no combate a todo preconceito às pessoas vivendo com HIV/Aids, vem por meio desta nota manifestar repúdio às declarações do cantor Leonardo, tornadas públicas numa apresentação na cidade de Pompeu, em Minas Gerais, neste final de semana. (https://youtu.be/Pesm3O7_LBk)

Sem considerar sua responsabilidade como formador de opinião e influenciador de milhões de fãs, o artista banaliza dois importantes agravos à saúde que mobilizam a sociedade brasileira: o HIV e o COVID-19.

Afora a desinformação –o Ministério da Saúde estima em 866 mil as pessoas com HIV no País–, Leonardo presta um desserviço às ações de controle da circulação do corona vírus e às mobilizações de incentivo ao uso constante do preservativo.

Num momento em que a população busca apoio e modelos de ação, o artista equivocadamente faz “piadas” sobre temas sérios. Além disso, a redução de eventos com grande público tem sido uma diretriz das autoridades sanitárias, ao invés de colaborar com esta iniciativa –como fizeram diversos outros artistas– Leonardo mantém a agenda colaborando para a possibilidade de mais infecções.

Repudiamos tais atos, que se revestem de falsa ideia de “bom humor”, mas que em sua subjetividade causam danos imensos à saúde pública, prejudicam seus fãs e as ações de responsabilidade social e de solidariedade, tão necessárias nestes tempos difíceis.

São Paulo, 17 de março de 2020.

Carla Diana
Vice-presidente