O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), coletivo fundado em 1997 que atualmente reúne 98 organizações da sociedade civil com atuação pela garantia dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/aids e pela valorização do Sistema Único de Saúde, vem através desta apoiar a iniciativa do Ministério da Saúde para ampliação do tratamento da Hepatite C, com a utilização da combinação dos medicamento sofosbuvir e daclatasvir.

Tal iniciativa possibilitará a milhares de pacientes o acesso a tratamento de ponta, já utilizado em diversos países, o que reverberará em qualidade de vida, menos efeitos colaterais e possibilidade de negativação e cura mais efetivos e com mais rapidez.

Estranhamente, matéria paga publicada recentemente pela revista Exame questiona este tipo de tratamento ancorada em opiniões parciais e em questionamentos sobre tomada de preços. Esquece o texto, no entanto, que conforme preconiza a Constituição Federal, “a saúde é um direito de todos e um dever do Estado”, portanto todos os esforços de consolidação do bem estar de brasileiros e brasileiras afetados pela hepatite C devem ser implementados, em sintonia com as legislações do Sistema Único de Saúde.

Mais estranha ainda é a participação de representações de pacientes nesta veiculação, colocando em dúvida questões já consolidadas e levantando polêmicas desnecessárias. Tais pontos não foram apresentados no espaço para discussão destas questões, a saber, a Comissão Técnica Assessora para Hepatites Virais (CAHV), onde o ativista citado na matéria tem assento e optou por não comparecer ao debate, enviando representante, e agora surge na mídia nacional como paladino de uma realidade questionável.

O Foaesp continua trilhando seu caminho de luta por acesso a medicamentos para todos os que necessitarem, principalmente com a utilização de medicamentos atualizados, referendados pela Organização Mundial de Saúde e sintonizados com a garantia de qualidade de tratamento dos pacientes. Assim se faz o verdadeiro ativismo em saúde, priorizando as pessoas acima de interesses econômicos ou pessoais, que muitas vezes acabam por não ser revelados.

São Paulo, 20 de agosto de 2018.

 

Rodrigo Pinheiro
Presidente