Fórum de Ongs Aids do Estado de São Paulo

Notícias

Medida provisória 739, Prep e Conferência de Durban foram temas da reunião ordinária de agosto



A reunião ordinária trouxe para os ativistas presentes relatos dos representes brasileiros que participaram da Conferência de Aids, que aconteceu no último mês de junho. Dentre as questões apontadas, como, por exemplo, a temática trans e a Prep, Rodrigo Pinheiro, que esteve presente no evento representando o Fórum, chamou a atenção também para o modo como a resposta brasileira à epidemia de aids tem sido vista fora do país. “O Brasil perdeu protagonismo, não foi visto positivamente, tanto no que diz respeito aos dados como sobre o acesso aos medicamentos”. 

Sobre a Prep no Brasil os ativistas foram informados sobre a consulta pública e a implantação que deve ocorrer ainda neste ano. Jorge Beloqui, Giv, também trouxe uma questão importante sobre a viabilização desse tratamento. “Não podemos deixar de prestar a atenção no preço desses medicamentos, é necessário que se compre com os menores preços e medicamentos de qualidade”. 

Outro tema importante debatido foi a MP 739 que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e os pedidos de revisão das aposentadorias, que podem impactar a vida das pessoas vivendo com HIV e que contam com esse benefício. “A preocupação é com as pessoas que estão aposentadas há muito tempo e que correm o risco de perder. Temos que pensar como será a reinserção no mercado de trabalho? Qual será o impacto dessa medida na saúde dessas pessoas?”, pontou o presidente do Fórum, Rodrigo Pinheiro. A discussão suscitou alguns encaminhamentos e propostas devem ser enviadas aos parlamentares. 

A segunda parte da reunião, que sempre conta com representantes do Programa Estadual de HIV/Aids do Estado de São Paulo, teve como tema a interação de substâncias psicoativas com o tratamento antirretroviral. A próxima reunião do Foaesp acontecerá no dia 12 de setembro.



Medida provisória 739, Prep e Conferência de Durban foram temas da reunião ordinária de agosto


 
Voltar ao Topo
Voltar ao Topo